Jato de Plasma e Blefaroplastia

O plasma é o quarto estado da matéria, de acordo com a física. O termo foi descrito pela primeira vez por Irving Langmuir, em 1928, porque o gás ionizado lembrou o plasma do sangue.

Resumidamente, o plasma é um gás composto por átomos que aparece naturalmente no meio (sol, estrelas, aurora boreal) ou pode ser produzido artificialmente.

Os átomos presentes no gás, quando submetidos a uma energia, se desprendem e geram íons. De acordo com Heinlin e colaboradores (2011), as primeiras aplicações do plasma eram para destruir, remover ou cauterizar um tecido, mas hoje está sendo muito utilizado para reestruturar os tecidos.

O Hygiaplasma funciona através da Lei de Paschen, que diz que alguns materiais isolantes podem ser ionizados, é o caso do ar, ou seja, o ar pode ser condutor elétrico. A corrente elétrica emitida através do Hygiaplasma produz uma alta tensão controlada e faz com que o ar, entre a ponteira e a pele do paciente, seja ionizado e gere o plasma.

O plasma possui efeito bactericida ou bacteriostático porque promove a liberação de gás ozônio e óxido nítrico. Ele também melhora, temporariamente, o efeito de permeabilidade de princípios ativos pelo estrato córneo da epiderme por quebrar a ligação entre os queratinócitos (células que compõem a epiderme). Outro efeito que o plasma gera na pele é a regeneração tecidual e cicatrização porque estimula a produção de fatores de crescimento e proliferação dos queratinócitos (Heinlin et al, 2011; Weltmann et al, 2009).

A FDA (food and drug administration) aprovou o uso do plasma para tratamento de rugas faciais, lesões superficiais de pele, ceratoses actínicas, ceratoses seborreicas e verrugas em 2005. O plasma gera dano térmico controlado. Esse dano é responsável por: produzir colágeno; reduzir a elastose; melhorar a aparência da pele fotoenvelhecida; realizar neocolagênese e neoelastogênese (Heinlin, et al., 2011, Foster, Moy e Fincher, 2008, Kilmer et al, 2006). O Dano térmico ocorre em duas regiões distintas: a zona de dano térmico (ZDT) em que se restringe à epiderme e as células sofrem dano pelo calor; e a zona de modificação térmica (ZMT), onde as células não sofrem dano mas são modificadas termicamente. Na ZMT ocorre regeneração tecidual através do aumento da atividade dos fibroblastos (Kilmer, et al., 2006).

O jato de plasma é não-ablativo, ou seja, não danifica a epiderme, então promove uma recuperação rápida. Para proteger a epiderme, o jato promove a formação de uma crosta que permanece de 4 a 5 dias sobre o tecido.

TÉCNICAS DE APLICAÇÃO

Fulguração
Consiste na entrega direta à pele da energia térmica proveniente do plasma, produzindo um dano térmico controlado. Pode ser realizada através da técnica pontual ou de varredura, dependendo da indicação de tratamento.

– Pontual: são realizados pontos de fulguração mantendo uma distância de cerca de cinco mm entre eles. Permite a distribuição dos pontos de fulguração em áreas de maior extensão e a pele sadia mantida entre os pontos facilita a recuperação/ regeneração do tecido. É indicada para flacidez de pálpebra (Blefaroplastia), rugas e linhas de expressão, flacidez do lóbulo da orelha e cicatrizes de acne.

– Varredura: consiste em realizar a fulguração de maneira ininterrupta movimentando a ponteira sobre a área de tratamento. Deve ser aplicada com cautela, pois gera uma agressão maior ao tecido e de menor controle. A movimentação da ponteira deve respeitar sempre o mesmo distanciamento da pele e velocidade de movimentação, para que haja maior uniformidade da aplicação. É indicada para lesões bem localizadas, como na remoção de ceratoses, papilomas, remoção de pigmentos exógenos (micropigmentações e tatuagens) e xantelasmas.

Sugestões de pontos para a fulguração

Pálpebra
Inferior

Linhas de expressão
na área frontal

Sulco
nasogeniano

Para elevar o ângulo
da sobrancelha

Para melhorar o ângulo
do lábio superior

Curetagem
Em alguns tratamentos pode se realizar a curetagem após a fulguração para remover o tecido que foi “sublimado”. A curetagem deve ser realizada com gaze ou algodão embebidos em solução antisséptica sem álcool, de forma firme, mas sem pressão excessiva para não causar lesão no tecido pelo atrito (a agressão deve ser apenas a realizada pelo uso do plasma).

Aplicação de Contato
Indicada para rejuvenescimento, estrias, para aumentar a permeação de princípios ativos, acne ativa e pode ser usada também antes da aplicação de fulguração como uma forma de preparar a pele. Consiste na aplicação em contato direto com a pele, deslizando com leve pressão a ponteira de maior diâmetro, provocando apenas um discreto aumento de temperatura do tecido com consequente estímulo à proliferação de células endoteliais, liberação de fatores de crescimento, proliferação de queratinócitos, aumento da permeabilidade da pele, liberação de ozônio e óxido nítrico, tendo ação bactericida e de melhora da microcirculação.

Estrias
– Técnica de contato.
– Intervalo: uma vez por semana.
– Associar cosméticos para o estímulo da produção de colágeno.

Acne Ativa
– Técnica de contato.
– Intervalo: uma vez por semana.
– Associar cosméticos para o controle da inflamação e oleosidade.

Remoção de ceratoses ou papilomas
– Fulguração varredura: modo pulsado 10 Hz.
– Realizar a curetagem durante a aplicação.
– Normalmente uma sessão é suficiente para a remoção de uma Ceratose ou papiloma, mas caso seja necessário mais de uma aplicação o intervalo deve ser de 30 a 45 dias.

Remoção de xantelasmas
– Fulguração varredura: modo pulsado 10 Hz.
– Realizar a curetagem durante a aplicação.
– Normalmente uma sessão é suficiente para a remoção de um xantelasma, mas caso seja necessário mais de uma aplicação o intervalo deve ser de 30 a 45 dias.

Remoção de pigmentos exógenos
– Fulguração varredura: modo pulsado 5 Hz.
– Não realizar a curetagem.
– Intervalo entre as sessões: 30 a 45 dias.

Hiperpigmentações (melanoses solares e efélides)
– Fulguração varredura: modo pulsado 10 Hz.
– Pode ser realizada a curetagem.
– Normalmente uma sessão é suficiente para a remoção de uma hiperpigmentação, mas caso seja necessário mais de uma aplicação o intervalo deve ser de 30 a 45 dias.

Rejuvenescimento e cicatriz de acne

Protocolo 1: Técnica de contato
– Intervalo: 1 vez por semana.
– Associar cosméticos para estimular a produção de colágeno.
– Pode ser usado para preparar a pele antes de usar a técnica de fulguração ou entre as sessões de fulguração.

Protocolo 2: Fulguração pontual: One Shot ou contínuo.
– Intervalo entre as sessões: 30 a 45 dias.
– Associar cosméticos inicialmente para controlar a inflamação e posteriormente estimular o reparo tecidual e produção de colágeno.
– Recomendamos realizar a fulguração ao redor da linha de expressão ou da cicatriz de acne e não em seu interior, para criar dessa forma uma área de tracionamento do tecido.

Flacidez de pálpebras e lóbulo da orelha
– Fulguração pontual: One Shot ou contínuo.
– Intervalo entre as sessões: 30 a 45 dias.
– Associar cosméticos inicialmente para controlar a inflamação e posteriormente estimular o reparo tecidual e produção de colágeno.

INDICAÇÕES DO HYGIAPLASMA:
– Redução de Rugas
– Cicatrização de Acne
– Peeling Profundo
– Restauração do tecido Conectivo
– Problemas de Pigmentação
– Cicatrizes e estrias
– Remoção de Verrugas
– Rejuvenescimento Facial

CONTRAINDICAÇÕES DO HYGIAPLASMA:
– Não irradiar com a caneta de fototerapia pacientes que estão utilizando medicamentos ou substâncias que podem ter ação fotossensibilizadora.
– Vascularização/manchas.
– Ceratose actínia.
– Ceratrose seborreica.
– Ceratrose/queratose folicular.
– Não utilizar o equipamento em lesões cancerígenas.
– Não utilizar em manchas altas, enrugadas ou escuras, verrugas plantares, verrugas anogenitais ou condilomas e melasmas.
– Não utilizar em áreas com sangramento ou feridas abertas.
– Não utilizar sobre útero gravídico.
– Não utilizar em pacientes cardiopatas, que possuem marcapassos.
– Não utilizar em conjunto com aparelho de neuroestimulação.
– Não utilizar em lesões de herpes labial.

fonte: https://www.hsmed.com.br

Atendimento e Agendamento

NOSSOS CLIENTES

4_avatar-512

Sabrina Oliveira

Excelente profissional, muito atencioso, calmo, prestativo, nota 10.

4_avatar-512

Déia Mombach Terapeuta

Espaço maravilhoso, atenciosamente excelente. Recomendo.

personal-user-illustration-@2x

Eli Cardoso

Excelente profissional, seguro, altamente capacitado, humano, e extremamente detalhista! Clínica linda, muito equipada e bem localizada!

4_avatar-512

Jotta erre tattoo

Vários procedimento com a Samanta Debastiani.. essa eu indico 👏👏👏 ótima profissional

4_avatar-512

Daiane Demoliner

O atendimento foi maravilhoso superando todas as expectativas. Super recomendo. Samanta me atendeu muito bem. A clínica é fantástica. 👌😘

4_avatar-512

Claudia Lemos

Recepção gentil e eficiente e o Dr. Mauro é excelente, tanto na parte técnica como no tratamento com os pacientes.

4_avatar-512

Neiva Santos

Sinto muita confiança no Dr Mauro ele trata a gente como ser humano senti confiança nele desde do começo adoro ele

4_avatar-512

Magdalena Oliveira

Sempre fui muito bem recebida. Tratamento especial, gostamos demais.

personal-user-illustration-@2x

Joelson Silva

Atendimento maravilhoso, equipe super preparada, procedimentos de qualidade, vale cada centavo.

4_avatar-512

Marilaine Amaro Chaves

Um lugar onde podemos abrir a boca com tranquilidade.
Ambiente moderno com instalações de primeira e com profissionais humana e tecnicamente capacitados.

4_avatar-512

Clelen lutz

Adorei ! Muito bom mesmo super indico ótimo profissional secretaria muito simpática também.

INFORMAÇÕES

Implantes Dentários Vale dos Sinos,
Implantes Dentários Novo Hamburgo,
Implantes Dentários São Leopoldo,
Implantes Dentários Sapucaia do Sul,
Implantes Dentários Estância Velha,
Implantes Dentários Esteio


Endereço:
R. Independência, 1055 - sala 8 - Centro - São Leopoldo - RS - 93010-004

Telefone:
(51) 3592-6006
(51) 9 9940-6006