CLAREAMENTO DENTÁRIO

 

Devo clarear meus dentes?

    Clareamento dentário é uma técnica que visa a recuperação da estética do sorriso, portanto a opção de clarear ou não é estritamente pessoal. O fato é que com o passar dos anos naturalmente os dentes vão amarelando, expondo e indicando o nosso processo fisiológico de envelhecimento. Sendo assim, clarear os dentes nos deixa com o aspecto mais jovem. Se você for colocar alguma prótese ou for realizar alguma restauração em dente anterior deve estar ciente de que os mesmos não clareiam, portanto antes de qualquer procedimento reabilitador é necessário estar definida a cor final dos dentes.

 

Qual é o melhor clareamento?

    Depende da pressa do paciente. O clareamento de consultório, conhecido como "a laser", é uma técnica rápida e eficiente. São realizadas em média duas sessões, onde em cada sessão há normalmente três aplicações do produto. Indicada para pacientes que sentem desconforto com o uso das moldeiras, que têm muita sensibilidade nos dentes pela presença de recessões da gengiva e para aqueles que necessitam de resultado rápido.

    O clareamento caseiro, conhecido como o de moldeiras, é o mais utilizado. O produto utilizado é mais fraco, por isso são necessárias mais aplicações. Por ser mais fraco pode ser manuseado pelo paciente.

    O resultado é semelhante nos dois tipos, mas em alguns casos é necessário complementar o de consultório (à laser) com o caseiro, de moldeiras.

 

Qual é o produto que devo utilizar?

    O produto utilizado e sua respectiva concentração é escolhido pelo dentista de acordo com o grau de pigmentação do dente, idade do indivíduo, qualidade da superfície do esmalte dentário, presença de retrações gengivais e outros fatores. 

 

Quais são os cuidados que devo ter durante o clareamento?

    Durante o período de clareamento deve-se evitar ingerir bebidas e alimentos com muita pigmentação:

  • refrigerantes a base de cola
  • vinho tinto
  • café preto
  • chimarrão
  • suco de uva
  • beterraba
  • molhos de tomate
  • açaí
  • balas e pirulitos

 

Existem contra indicações?

    Sim, os pacientes que possuem próteses e/ou restaurações antigas na região anterior devem saber que ao clarear seus dentes naturais poderão ter que trocar os trabalhos antigos por ficarem com coloração diferente.

    Pacientes que possuem hipersensibilidade dentária deverão tratar o problema antes de clarear os dentes ou optar pela técnica de luz violeta. Esta técnica é a mais moderna existente, lançada e patenteada pela empresa MMO, onde os dentes podem ser clareado sem a utilização de qualquer produto, apenas com o uso de um equipamento que emite luz violeta com alto poder de penetração. Além de clarear com muita eficácia a luz tem comprovado efeito terapeutico, diminuindo uma sensibilidade pré existente.

    O clareamento caseiro é contra indicado para fumantes.

 

Quanto tempo dura?

    Isto depende dos hábitos de vida de cada indivíduo. Lembrando que você levou anos para chegar ao tom que possui hoje, no entanto após clareado levará anos para voltar a ter a mesma coloração. Após o clareamento deve-se adquirir hábitos que prolonguem o resultado obtido, como aumentar a frequência da escovação, evitar bebidas e alimentos com muito pigmento no seu dia a dia e utilizar fluoretos.

 

O que posso fazer para otimizar o resultado final?

    Uma profilaxia (limpeza) prévia desobstrui os poros dos dentes favorecendo uma maior penetração do produto e como consequência proporcionará melhores resultados.

    Evite bebidas e alimentos com muito pigmento durante o tratamento.

    Sempre que por descuido ingerir alimentos muito corados enxague a boca com água imediatamente.

 

Diferenciais:

    No Centro Odontológico Dal Pizzol priorizamos a linha 3M de clareadores e utilizamos a técnica prévia de profilaxia com ultrassom piezoeletronico, objetivando atingir os melhores resultados possíveis para cada paciente. Adquirimos recentemente o equipamento de luz violeta patenteado da empresa MMO, único do mercado que clareia os dentes sem a utilização de qualquer produto. A técnica foi altamente recomendada pela universidade USP de São Paulo após comprovar sua eficácia e conservadorismo, visto que não existe qualquer possibilidade de dano à estrutura dentária.

 

 Texto escrito na íntegra pelo dr. Mauro Dal Pizzol. Cópias não autorizadas.

(51) 3592-6006 | contato@clinicadalpizzol.com.br