BICHECTOMIA

 

        Bola de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal (Buccal Fat Pad) é uma estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha.

 

        A cirurgia para retirar o excesso da Bola de Bichat é chamada de Bichectomia e pode ser feita com anestesia local, a mesma utilizada em procedimentos odontológicos comuns. A incisão é por dentro da boca, em torno de no máximo 1 cm e não deixa cicatrizes aparentes. O procedimento dura em torno de 40 minutos.

 

      O inchaço varia de indivíduo para indivíduo mas normalmente dura em torno de uma semana, podendo ser um pouco mais intenso nos 3 primeiros dias. Neste período deve-se evitar atividades físicas e exposição ao sol.

 

        Só um profissional especializado poderá avaliar se a queixa do paciente se refere realmente à gordura em excesso ou se trata de hipertrofia muscular do músculo masseter, osso malar muito proeminente, flacidez tecidual ou outra alteração local.

 

        A indicação da técnica é bastante seleta, normalmente recomendada para quem tem o rosto mais arredondado e deseja salientar mais as maças do rosto (efeito Blush) ou àqueles que têm assimetria facial. Muitos artistas famosos realizaram a técnica objetivando recuperar o triângulo da face, o que faz a pessoa aparentar ser muito mais jovem, quando comparado ao rosto de forma mais quadrada, envelhecido.

 

        A gordura removida é muito profunda, por isso sua remoção não causa marcas na pele ou flacidez. A bola de Bichat é uma gordura complexa, diferente da que ocupa outras regiões do corpo. Ela é a última a diminuir em caso de emagrecimento, por este motivo que muitas pessoas fazem uma dieta rigorosa mas o rosto permanece arredondado. 

 

        O pós operatório segue da mesma forma de uma extração de Siso. Siga em recomendações pós operatória. A região da bola de Bichat é rica em nervos e vasos sanguíneos importantes, além de alojar a maior glândula de saliva da boca (Parótida) e seu delicado ducto. Devido à complexidade do seu entorno, recomenda-se realizar o procedimento com profissionais qualificados e certificados para este fim.

 

        Em alguns casos é interessante uma associação de técnicas, podendo usufruir dos benefícios dos ultra modernos e revolucionários fios reabsorvíveis de PDO (veja em tratamentos), preenchedores faciais e toxinas botulínicas.

 

        Com formação em estética orofacial avançada no instituto Marc nos Estados Unidos, o dr. Mauro Dal Pizzol realiza a técnica de forma segura e diferenciada.

 
 Texto escrito na íntegra pelo dr. Mauro Dal Pizzol. Cópias não autorizadas.

(51) 3592-6006 | contato@clinicadalpizzol.com.br