OCLUSÃO E ATM - BRUXISMO

 

O engrenamento perfeito dos nossos dentes gera uma correta distribuição de forças na mastigação, o que protege a ATM e a potente musculatura envolvida. Devido a diversos fatores, com o tempo vamos alterando o encaixe dos dentes, perdendo assim o equilibrio da distribuição das cargas mastigatórias, gerando dores de cabeça, bruxismo, desgastes excessivos, dores nas costas e possíveis sintomas de labirintite.

Não é a toa que cada dente possui uma anatomia específica, com um determinado número de cúspides além de muitas fóssulas e fissuras que permitem a qualquer dentista saber sua exata posição na boca. Os desgastes e alterações de posição dos dentes causadas por perdas dentárias, hábitos deletérios, fatores genéticos entre outros podem gerar muito desconforto muscular e assimetrias no paciente. O tratamento visa buscar a mordida ideal, reabilitando dentes perdidos e realizando um ajuste refinado da distribuição dos vetores de forças. No ajuste oclusal busca-se o restabelecimento das guias dos movimentos da mandíbula, como protrusão e lateralidade, fazendo com que não haja o acúmulo de tensões e suas consequências após um estressante dia de trabalho.

Na clínica Dal Pizzol associamos a técnica de ajuste oclusal com massagem terapêutica de ATM com profissional habilitado para liberação da cervical e músculos afetados. Tratamos o bruxismo com associação de técnicas e temos a toxina botulínica como forte aliada em casos avançados. 

 

Texto escrito na íntegra pelo dr. Mauro Dal Pizzol. Cópias não autorizadas.

 

 

(51) 3592-6006 | (51) 3572-2503 | contato@clinicadalpizzol.com.br