PROTOCOLO SOBRE IMPLANTES

 

   Protocolo é um tratamento realizado por cirurgiões dentistas habilitados que propicia a reabilitação de todos os dentes de uma arcada dentária de uma forma fixa com apenas 4 implantes dentários, mundialmente conhecido como “all on four”. Pode ser realizado com mais implantes de acordo com a estrutura óssea do paciente. 

     O nome deriva de Per-Ingvar Brånemark, um médico ortopedista sueco que por acaso descobriu o fenômeno da osteointegração e o desenvolveu para aplicações na odontologia através de implantes dentários. Após inúmeros estudos em seus 9 institutos espalhados pelo mundo foi constatado a melhor técnica para a reabilitação de uma arcada dentária completa, devolvendo ao paciente as funções mastigatórias, reabilitação da ATM, restabelecimento da dimensão vertical do rosto, melhorias na fonética, recuperação do tônus muscular, conquista em estética e melhorias na qualidade de vida. A técnica muito conceituada e praticada no mundo inteiro foi protocolada pelo Suéco ficando conhecida como Protocolo de Branemark. 

     Com a evolução tecnológica foram agregadas melhorias ao procedimento, como o uso de implantes com superfícies tratadas, conecções cone Morse, fundições à laser e dentes muito próximos a estética dos naturais. Recentemente a técnica passou a utilizar impressoras 3D. O valor varia conforme os agregados, podendo haver uma grande divergência entre profissionais devido ao uso de componentes, implantes, fundições, impressões e fabricantes diferentes. 

     A tecnologia nos permite hoje, em casos selecionados, realizar a cirurgia e a entrega de todos os dentes definitivos em um prazo de até 72 horas (3 dias), conhecido popularmente como “carga imediata”. Neste caso deve haver uma boa qualidade e quantidade óssea, propiciando uma boa estabilidade primária nos implantes colocados. 

    Através do exame de tomografia computadorizada é possível realizar o planejamento cirúrgico em software específico, onde a cirurgia é simulada préviamente, selecionando com extrema precisão as dimensões e posicionamento dos implantes dentários. Este estudo prévio permite ao profissional realizar a cirurgia com absoluta segurança, otimizando o resultado e diminuindo o tempo clínico. É possível também confeccionar uma guia cirúrgica através da tomografia computadorizada pela técnica da prototipagem. Esta guia é fixada na arcada do paciente possibilitando colocar os implantes sem a necessidade de cortes e descolamento da gengiva. A cirurgia completa pode ser realizada em aproximadamente 30 minutos, visto que o planejamento e estudo do caso é realizado antes do ato cirúrgico. Leia mais em: Cirurgia Guiada e Prótese 3D. 

       O Centro Odontológico Dal Pizzol realiza todos os protocolos dentários com o uso da técnologia 3D, realizando barras padronizadas de acordo com a posição ideal dos dentes. Realizamos barras extremamente resistentes, estéticas, leves e principalmente, fáceis de higienizar. Realizamos protocolos acrílicos e em porcelana, altamente estéticos e resistentes.

 

 Texto escrito na íntegra pelo dr. Mauro Dal Pizzol. Cópias não autorizadas.

 

 

 

 

(51) 3592-6006 | contato@clinicadalpizzol.com.br