Ligações entre doenças periodontais e cerebrovasculares.

Um novo estudo revelou uma relação entre periodontite crónica e o enfarte lacunar, duas doenças comuns em idosos. O enfarte lacunar é uma doença dos pequenos vasos cerebrais, que pode conduzir a um AVC.

São necessárias pesquisas adicionais para entender esta ligação.Supõe-se que a periodontite leva a inflamação sistémica e, em consequência, pode alterar a saúde dos vasos sanguíneos . Por outro lado, periodontite e enfarte lacunar pode partilhar os factores de risco vasculares comuns, tais como a hipertensão, a diabetes, e níveis elevados de colesterol.

Segundo o Dr. Yago Leira, principal autor do estudo publicado no European Journal of Neurology, pessoas diagnosticadas com a doença periodontal tinha cerca de 4 vezes maior risco de desenvolver AVC lacunar em comparação com aqueles sem periodontite. Estudos de intervenção deve ser realizada para avaliar o potencial benefício do tratamento periodontal em pacientes com acidente vascular cerebral lacunar e com periodontite.

O Tratamento periodontal pode também diminuir a inflamação sistémica e, portanto, pode reduzir o risco de desenvolvimento de enfarte lacunar.

Fonte: eu.wiley.com/WileyCDA/Section/index.html

Artigo completo: "Periodontal treatment may also decrease systemic inflammation and, therefore, it may reduce the risk of developing lacunar infarct"

(51) 3592-6006 | (51) 3572-2503 | contato@clinicadalpizzol.com.br